Licença Creative Commons

14.9.10

As babas da Dialética

Lao Tsé bronzeava sua longa barba alva em uma praia no Mar Amarelo, deitado sobre uma esteira de bambu. Uma sereia emergiu das ondas e regurgitou um pergaminho semi-digerido sobre ele, iniciando logo um estridente canto monofônico. Lao, a esta altura um idoso milenar, possuía vastos chumaços de pêlos brancos saindo de cada orelha que, dentre outros usos, convertiam a insuportável freqüência de soprano com amigdalite, temida por todos os homens, em uma inofensiva sinfonia de flautas marinhas. 

O pergaminho trazia, além de um leve aroma de aliche, notícias da Ásia Menor, e seu conteúdo deteriorado pelo Mar Morto estomacal permitia apenas a leitura de alguns trechos vagos. Nas mãos de um leigo, seria como decodificar na lista telefônica mensagens complexas sobre a extinção iminente dos lêmures, mas Lao Tsé era um mestre da criptografia das meias palavras. Rapidamente desceu a vista sobre os caracteres e recordou do seu encontro, séculos antes, com a cabeça da Górgona, que veio boiando pelos oceanos até alcançar o litoral de Gu Ren. Coincidentemente, também bronzeava as sombrancelhas naquela ocasião, e não apenas não se transformou em pedra devido ao hábito de sempre dar as costas aos viajantes, como aprendeu grego com ela. Voltou aos fragmentos:

"Heráclito de Éfeso imerso em estrume morreu[...] Polemos, conflito universal; Panta rei, tensão contínua em movimento [...] Comido por seus cães [...] O rio não é o mesmo [...] Nunca se banhou mais de duas vezes [...] A isso chamou Dialética [...]"


Percebeu imediatamente ali a história de um homem nobre, sensível e humilde que fez voto de mendicância e tentou entender seu pequeno e turbulento mundo.  Ao longo da vida, contudo, presenciou conflitos e destruição e desenvolveu distúrbios psíquicos como síndrome de pânico e depressão, crendo em um ciclo vicioso de guerra universal, que poderia derivar da própria Natureza, mas que provavelmente se devia à paranóia grega com a beligerância permanente de seus vizinhos megalomaníacos, os persas - até onde estava informado Lao por outros manuscritos empapuçados. Polemizando sobre tudo agressivamente, acabou marginalizado e renegado pela Pólis, e só lhe restava fazer amizade com os cães. Passou a viver nas ruas, em meio à uma matilha, o que explica ter sido devorado pelos seus cães. O trauma se agravou, transformando-se em uma fobia generalizada que o fez temer os mais singelos córregos, e daquele momento em diante não se lavou por mais de duas vezes, culminando por chafurdar no esterco como um epiléptico biruta.  A chamada "dialética" na qual o infeliz de Éfeso acreditava, era, assim, uma doença, corretamente diagnosticada por Laozi, e que na atualidade designou-se como "raiva".

"Não fosse o mal que tão cedo o levou através do Aqueronte", pensou Lao Tsé, "e poderia ter vislumbrado o oceano além do charco dialético, esta simples gota de óleo na Unidade do Tao...".

3 comentários:

  1. "Traduz-me e me perderás para sempre".

    Veja isso como apenas uma reescrita taoísta da história que deixa nas entrelinhas o seguinte: a dialética ocidental, como movimento da incompletude permanente, não abarca nada além do transitório estado humano, seja em Hegel ou Marx, adicionando o elemento da "contradição", incoerente com a idéia de "oposição" orgânica original da dialética grega. Melhor elaborada por Heráclito, parte da noção de conflito que gera a mutabilidade da realidade. Aqui, a permanência, o que não muda, é o conflito. Em Laozi, a mutação é a constante imutável, e tudo o que ela afeta se modifica inevitavelmente (os ciclos - cosmológicos, orgânicos; e os estados neles inseridos). Apesar da aparente semelhança, o que funda a criação em Laozi não são pares opostos em conflito, mas a Unidade harmônica caracterizada pela energia essencial, o Tao. A polarização é apenas um momento posterior, também implícito, mas destinado a criar os extremos de percepção que possibilitam o terceiro momento, da multiplicidade visível ou "nosso pequeno mundinho").

    ResponderExcluir
  2. Ah, seja bem vindo! Em breve, Lao Tsé e o Analista de Bagé!

    ResponderExcluir